sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entrevista de Assis Melo ao Portal Vermelho

Em entrevista ao Partido Vivo, Assis fala sobre as ideias que pretende levar ao Congresso. Para ler na íntegra, acesse: Assis Melo quer ampliar representação dos trabalhadores na Câmara - Notícias do Rio Grande do Sul - Portal Vermelho

Partido Vivo: O que sua vivência no mundo sindical trouxe para sua atuação parlamentar na Câmara de Caxias e o que pode acrescentar à sua atuação como deputado federal?
Assis Melo: Acrescenta muito, especialmente porque minha atuação como vereador e como líder sindical é fruto de uma política coerente do partido que ajudei a aplicar e da credibilidade adquirida não somente diante da categoria, mas também dos empresários principalmente no setor metalúrgico. Sempre fiz aquilo com que me comprometi, sempre soube dialogar com os empresários, bem como com os metalúrgicos, opinando no sentido de defender os trabalhadores. Este é um compromisso que assumi desde o início de minha trajetória sindical e partidária e tenho procurado trabalhar sendo coerente com esses princípios: reafirmando uma política que radicaliza do ponto de vista das ideias, mas que tem amplitude para ouvir as pessoas e propor alternativas para o desenvolvimento de nossa região, estado e país. Do ponto de vista partidário, isso significa dialogar com as demais forças políticas sem abrir mão das convicções do PCdoB.

Partido Vivo: Como tem sido a receptividade ao seu nome?
Assis Melo: Nossa candidatura partiu da percepção do PCdoB de que era necessário ampliar seu espaço na Câmara Federal. E identificamos que ainda faltam lideranças ligadas aos trabalhadores, que se identifiquem mais diretamente com essa classe. Os metalúrgicos, por exemplo, têm uma representatividade boa na região da Serra Gaúcha, onde somam cerca de 50 mil trabalhadores. Ao analisar tudo isso e com base na votação que tive como vereador e no trabalho à frente do sindicato, o PCdoB viu que era importante lançar meu nome para deputado federal para podermos ocupar esse vazio que ainda há na representação dos trabalhadores e defender no Congresso propostas dirigidas a essa numerosa fatia da população, colocando bandeiras que temos levantado há anos, tais como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, o reajusta aos aposentados, além de podermos contribuir para a construção de um país mais desenvolvido, soberano e justo.

Partido Vivo: Além da defesa dos trabalhadores e aposentados, você também tem defendido uma maior atuação em prol da juventude...
Assis Melo: Hoje na Câmara de Caxias do Sul já estamos trabalhando com a juventude dentro de uma bandeira essencial que é a implantação da universidade federal em nossa região, que reúne 48 municípios, e é uma das mais importantes do estado. Lá, estou à frente da Comissão Pró-extensão da Universidade Federal; esta é uma luta nova que travamos nesse período em que estou na Câmara e que teve forte apelo e contou com a sensibilidade da sociedade como um todo. Estamos lutando muito por isso e uma vez na Câmara Federal, poderei trabalhar ainda mais por esta bandeira e pela educação de nossos jovens.

Partido Vivo: Quais são as principais demandas de Caxias do Sul e região e como poderia, na Câmara Federal, contribuir para respondê-las?
Assis Melo: Nossa região, embora seja desenvolvida e rica em recursos, tem muita carência ainda na questão da infraestrutura. Não temos, por exemplo, um aeroporto de cargas, apesar de existir demanda devido à indústria bastante diversificada que temos na região; a logística de transporte aqui sofre certa dificuldade. Outro ponto é a mobilidade urbana – o transporte para a população ainda está aquém das necessidades. Estas são algumas das questões que precisam ter uma melhor intervenção federal. Além disso, é essencial lutarmos por um projeto nacional de desenvolvimento para o país, no qual a região se inclui. Temos muito trabalho pela frente para se estabelecer uma política que reflita as necessidades da região.

Partido Vivo: Como casar a defesa de objetivos estratégicos para o PCdoB, como o novo projeto nacional de desenvolvimento, com as necessidades de sua região?
Assis Melo: É possível fazer esse “casamento” desde que tenhamos visão sobre o que está ocorrendo em cada momento. O Brasil precisa cada vez mais de desenvolvimento e este é um caminho que precisa ser trilhado. Então, no momento em que se desenvolvem bandeiras democráticas – como as reformas que temos defendido – podemos alcançar avanços importantes para todo o país. É preciso, portanto, ter uma visão tática, mas sem abrir mão do princípio estratégico do PCdoB: a luta pelo socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário