TRAJETÓRIA

Assis Flávio da Silva Melo nasceu em 14/09/1962, em Monte Alegre dos Campos (na época pertencia à Vacaria). É casado com Auzília, com quem tem dois filhos, Uélton e Kauana.

Filiação: Lourenço Ferreira de Melo e Maria Candida Caetano da Silva.

Profissão: Soldador Montador.

Outras funções exercidas: Auxiliar Geral, Operador de Máquina, Controle de Qualidade, Operador de Torno, Soldador, Sindicalista, Vereador.

Preferência de atuação: Dirigente Sindical.

Formação: Ensino Médio

Especialização: Leitura e Interpretação de Desenho (SENAI).

Principal conquista durante a formação: Concluir o Ensino Médio aos 43 anos.

Principal dificuldade durante a formação: A dificuldade que a maioria do povo trabalhador tem que é trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Matéria preferida: História

Três principais desafios:

  • Vir do interior de Vacaria para morar em Caxias.

  • Procurar emprego em uma cidade diferente de onde nasci e lutar por dias melhores.

  • Liderar a categoria metalúrgica por melhores condições de salário e trabalho.
Três principais conquistas:

  • Ser uma liderança reconhecida na luta pelos direitos dos trabalhadores.

  • Ter sido o vereador mais votado da história de Caxias do Sul.

  • O reconhecimento do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul como referência na cidade, estado e país.
O que poderia ter feito melhor: Na vida não devemos nos contentar com o que fizemos. Sempre fica algo que poderíamos fazer melhor. É um desafio pessoal fazer o melhor sempre em tudo.

Contribuições para a comunidade: Ser um exemplo naquilo que se faz. Exemplo de seriedade e dignidade na luta por aquilo em que acredito. Não devemos esperar pelos outros, e sim lutar, reivindicar nossos direitos.

Pontos fortes: Humildade. Reconhecer que erro e não sou melhor que os outros. Não conseguimos nada sozinhos.

Pontos a serem desenvolvidos: A imagem de seriedade que eu passo é interpretada por algumas pessoas como radical. Gostaria de desenvolver uma maneira de não ser interpretado dessa forma.

Por que decidiu ser candidato: Os trabalhadores devem disputar espaços políticos na sociedade se quiserem ter melhores condições de vida. Porém, a decisão foi coletiva, do partido. Não se tratou de uma inspiração pessoal.

Enquanto candidato, seus diferenciais: Represento uma classe: os trabalhadores. Meu compromisso é com quem trabalha e produz a riqueza. Não sou candidato de mim mesmo. Sou candidato de uma política e de um compromisso social.

Exemplo de político: João Amazonas. Líder do nosso partido. Pelo seu idealismo. Por sua luta contra as dificuldades. Pelo seu ponto de vista político e teórico.

Por que se considera a melhor opção para o eleitor: Porque tenho compromisso com os trabalhadores. Não vou mudar minha postura de trabalho. Sempre defendi e continuarei defendendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Além disso sou um defensor da nação. Nossa pátria deve ser defendida e continuar soberana.

O que nunca faria como político: Não utilizaria métodos como a corrupção. E jamais trocaria de partido. Estou desde 1985 no PCdoB.